Disponível na exposição a partir de hoje, a terceira edição do projeto “Vitrine Temática” traz o título de “Excreções e Secreções: do público ao privado”. Inspirado no trabalho de Tânia Andrade Lima, o projeto reúne objetos ligados às funções excretoras, como urinóis e escarradeiras, e um conjunto de frascos de fármacos expectorantes, purgativos e laxantes, elementos datados da virada do século XX. Busca-se discutir as modificações nos hábitos sociais e culturais ligados às funções fisiológicas, ressaltando sua gradual privatização; os fármacos, oriundos da botica que funcionou no sobrado, apontam para o pensamento médico hipocrático, que com sua teoria dos humores ainda sobrevivia na mentalidade do período. Para visualizar os textos e imagens dos objetos expostos na terceira edição do projeto, clique acima, no link “Vitrine Temática”.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
MCHA em evento do IHGM
O Museu Casa Histórica de Alcântara participou, nesta sexta-feira, do evento "A Cidade do Maranhão - Uma História de 400 anos", promovido pelo IHGM - Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Trata-se de um ciclo de debates e estudos em comemoração aos 400 anos de fundação de São Luís. O técnico do MCHA apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a iluminação pública e privada em São Luís e Alcântara, num trabalho intitulado "Luzes da Modernidade: aspectos da história da iluminação pública e privada em São Luís e Alcântara".
O texto completo da pesquisa será publicado na próxima edição da Revista do IHGM.
Mais informações:
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Vitrine temática
Teve início em setembro de 2011 o projeto “Vitrine Temática”, que agora está entrando em sua segunda edição. Trata-se da seleção e exibição especial de uma ou mais peças do acervo, acompanhadas de textos e imagens que ofereçam aos visitantes informações contextualizadas, ou que ofereçam oportunidade de discussões sobre questões atuais. As peças serão substituídas a cada 2 meses. A primeira edição, intitulada “Iguais mas diferentes: cada um como a natureza o fez” teve como tema a questão das relações entre os gêneros. A segunda edição, com o título “AGRICULTURA NO MARANHÃO: modelos, produtos, técnicas e ferramentas”, buscou discutir, a partir de ferramentas agrícolas presentes no acervo, questões ligadas aos processos de produção agrícola no Maranhão, chamando atenção para os problemas enfrentados atualmente. Para ler na íntegra os textos que acompanham as peças em exposição, clique acima em "Vitrine Temática".
Elaboração do Plano Museológico
O Museu Casa Histórica de Alcântara comunica que no dia 29 de novembro de 2011 será realizada a segunda etapa da construção do seu Plano Museológico, a ser feita coletivamente com a participação de entidades e pessoas interessadas.
Programa de Formação Continuada
Realizou-se no auditório do MCHA, nos dias 22 e 23 de novembro de 2011, o 2º Encontro do Programa de Formação Continuada em Educação Patrimonial no Município de Alcântara. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo retomar discussões sobre o Patrimônio Histórico de Alcântara junto aos professores, objetivando sistematizar a inserção do tema no currículo escolar do Município.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
ELEIÇÃO PARA A TEMÁTICA DO EVENTO DA SEMANA DA CRIANÇA 2012
Foi definido o tema do evento “Criança: uma vida, uma inocência, um futuro” para o próximo ano. Os temas propostos foram: trabalho infantil, drogas e violência nas escolas. Entre os dias 21 a 28 de outubro a urna esteve no MCHA para votação da comunidade de Alcântara. O resultado, conferido no último dia do evento, elegeu o tema “drogas” para ser abordado em 2012.
ENCERRAMENTO DO EVENTO “CRIANÇA: UMA VIDA, UMA INOCÊNCIA, UM FUTURO”
Representante do Conselho Tutelar conduzindo grupo escolar na mostra. |
Encerraram no dia 28/10 as atividades do evento “Criança: uma vida, uma inocência, um futuro” que tiveram início na Semana da Criança e que foi promovido pelo Conselho Tutelar em parceria com o Museu Casa Histórica de Alcântara. Neste segundo ano do evento a temática abordada foi a “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Entre as atividades oferecidas destacaram-se a exibição de filmes e documentários, uma mostra, rodas de conversas e uma sala de leitura e arte. Aproximadamente 700 pessoas prestigiaram o evento.
MCHA IRÁ PARTICIPAR DO I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO IBRAM
As servidoras do MCHA, Karina Waleska e Liz Renata Dias, irão participar do I encontro de pesquisadores do IBRAM que irá acontecer de 8 a 11 de novembro no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, também integrante do IBRAM. A diretora Karina Waleska apresentará a pesquisa “Patrimônio Material e Imaterial e Tecnologia Espacial: o desafio da implementação de uma política museológica em Alcântara MA” e a educadora Liz Renata Dias participará com o tema “Profissionais de Turismo nos Museus: Por quê? Para quê?
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Segundo Encontro de Educadores Alcantarenses
Foi realizado hoje no MCHA o Segundo Encontro de Educadores Alcantarenses. O museólogo Helder Mello apresentou um panorama histórico dos Museus, ressaltando as transformações sofridas por estas instituições ao longo do tempo. A ocasião serviu também para que se discutissem formas de reforçar a parceria entre o Museu e as escolas locais.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO PLANO MUSEOLÓGICO DO MCHA
Reuniram-se hoje no auditório do MCHA membros de diversas entidades do Município de Alcântara, com a finalidade de colaborar na elaboração do novo Plano Museológico. O empreendimento será realizado em etapas, que se estenderão nos meses seguintes. Hoje se construiu coletivamente a missão do Museu, e elaborou-se um diagnóstico da instituição, momento em que os participantes ofereceram uma perspectiva externa de nossa instituição.
A reunião contou com representantes do Museu do Estado, Escola Mundo Encantado, Centro de Lançamento de Alcântara, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Escola John Kennedy, Programa PROJOVEM-adolescente, Alcântara Cyclone Space, Movimento das Mulheres Trabalhadoras de Alcântara - MOMTRA e Escola Apolinário Viveiros.
sábado, 10 de setembro de 2011
Descendentes de Antonino Guimarães visitam o MCHA
Bisnetos e tataranetos de Antonino Guimarães, residentes na cidade vizinha de Bequimão, estiveram hoje no MCHA, onde foram guiados por Heidimar Guimarães, neto de Antonino e antigo morador do sobrado. Os descendentes do comerciante Antonino se emocionaram na sala de visitas, onde puderam ver pela primeira vez as imagens de seus antepassados.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Produção do Museu publicada em Anais do II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista
O texto “O BARÃO REPUBLICANO: Antonino da Silva Guimarães e a nova ordem em Alcântara na virada do século XIX”, que contem um resumo do resultado de pesquisa levada a cabo por membro do corpo técnico do MCHA, foi publicada nos Anais Eletrônicos do II Simpósio de História do Maranhão Oiticentista. A pesquisa foi realizada a partir de documentos cartorários, que demonstraram a evolução patrimionial e social do comerciante alcantarense. A relevância do estudo para o Museu reside no fato de que Antonino foi proprietário do Sobrado que abriga a Instituição, sendo o principal responsável pela acumulação de grande parte do seu acervo. Além de mostrar um panorama da vida da família Guimarães, o estudo permitiu articular a ascensão social e econômica dessas pessoas de origem humilde com o contexto histórico da cidade e do país, que passava por grandes mudanças no final do século XIX. Além disso, as informações obtidas tem servido para reorientar a narrativa do Museu, retificando informações errôneas antes agregadas a ela. O texto está disponível na Internet, no endereço http://www.outrostempos.uema.br/anais/pdf/caires.pdf
Gravação do Programa “Conhecendo os Museus” no MCHA
Entre os dias 25 e 27 de agosto o Museu Casa Histórica de Alcântara foi objeto da produção televisiva “Conhecendo Museus”. Diretor e técnicos da produção entrevistaram funcionários e visitantes, acompanharam atividades educativas e procuraram mostrar aspectos da história da cidade e do Museu.
É possível acompanhar as atividades da série "Conhecendo Museus" no twitter (@cmuseus) e no facebook (https://www.facebook.com/conhecendomuseus)
É possível acompanhar as atividades da série "Conhecendo Museus" no twitter (@cmuseus) e no facebook (https://www.facebook.com/conhecendomuseus)
ATIVIDADE EDUCATIVA – FEMINILIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO
Alunos da Escola Inácio Viveiros Raposos tomaram parte hoje de uma atividade educativa que usou objetos do acervo para discutir a questão da feminilidade e das relações entre os gêneros através do tempo.
Na atividade os estudantes foram confrontados com antigas peças do vestuário feminino (espartilho e sapatos), com trabalhos de bordado e com um ferro de passar roupas a brasa. Os objetos suscitaram reflexões a respeito dos padrões de beleza feminina (que as submetia a suplícios dolorosos), sobre a formação educacional das moças (destinada a torná-las eficientes donas de casa) e seu posicionamento no mercado de trabalho, ressaltando as pressões que buscavam confinar as mulheres no espaço doméstico e privado.
Pesquisa em andamento
Com vistas a compreender melhor parte do acervo do MCHA, composto por objetos de iluminação de diversos tipos e épocas, está em andamento uma pesquisa sobre a iluminação pública e privada no Maranhão dos séculos XVIII e XIX. Por meio de Relatórios de Presidentes da Província, inventários e testamentos, além de bibliografia sobre o tema, temos reunido dados sobre equipamentos, combustíveis, hábitos e costumes ligados à iluminação no Maranhão. Espera-se que a pesquisa culmine numa exposição temporária sobre o tema, em 2012.
sábado, 16 de julho de 2011
“Viver bem em todas as idades”
O Museu Casa Histórica de Alcântara em parceria com a Secretaria de Assistência Social deram início a um projeto experimental com os idosos do grupo “Alvorecer da terceira idade”. A proposta é realizar ações envolvendo saúde, aprendizado e lazer com idosos de Alcântara. Assim, a primeira atividade que aconteceu no dia 13 de julho consistiu em um alongamento na praça em frente a Casa Histórica de Alcântara no amanhecer, conduzida pela educadora física Gioseanny Pinho e acompanhada por técnicos e pela diretora do MCHA. Ao final da atividade os idosos foram convidados para um café da manhã saudável no museu.
Assinar:
Postagens (Atom)