sexta-feira, 29 de junho de 2012

Documentos históricos voltam para para casa, sob guarda do MCHA


Ocorreu ontem no Museu Casa Histórica de Alcântara a cerimônia de devolução de três códices oriundos do Senado da Câmara da então Vila de Alcântara, datados do período de 1788 a 1861.
Os livros retornam para casa depois de uma longa jornada: por razões desconhecidas, foram levados para Viana – MA, onde foram encontrados pelo escritor maranhense Antônio Lopes, na década de 1930, que os recolheu e doou para o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Ficaram em poder deste órgão por mais de 70 anos, até que em 2010 foram localizados por técnico do IBRAM em meio a outros documentos armazenados na sede do IHGM em São Luís. A partir daí, iniciou-se uma negociação entre o MCHA e o IHGM que culminou na devolução dos livros mediante a assinatura de um acordo de cessão.
Os três livros, bastante danificados pela ação do tempo,  serão encaminhados para restauração, e posteriormente seu conteúdo será transcrito. É desejo do MCHA não só salvaguardar os livros, mas franquear ao público o acesso ao seu conteúdo, contribuindo com o trabalho de pesquisadores, docentes e estudantes. 

A diretora do MCHA, Karina Walesca, recebe um dos códices das mãos de Telma Bonifácio, presidente do IHGM

segunda-feira, 25 de junho de 2012

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vitrine Temática - Sexta Edição

Disponível a partir de hoje na sala de recepção do MCHA a sexta edição do Projeto Vitrine Temática, com o título "Concepções de Limpeza". Desta vez, sob inspiração dos trabalhos de Denise Bernuzzi de Sant'Anna, reuniram-se objetos ligados à higiene corporal e ao consumo de água. A exposição estará disponível até o final de agosto. Na página "Vitrine Temática" é possível ter acesso aos textos publicados junto com os objetos.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Recepção e Treinamento de novos funcionários no MCHA


Aconteceu hoje pela manhã no MCHA a primeira etapa do treinamento dos novos funcionários, que farão parte da equipe de recepcionistas e de manutenção da instituição. No encontro, a educadora da Casa, Liz Renata Lima Dias, o museólogo Helder Luiz Bello de Mello, a assitente administrativa Maize Daniela Carvalho Resende e o historiador Daniel Rincon Caires trataram de temas como concepção de museus, histórico da casa e de seus antigos habitantes, manutenção de acervo e normas de conduta em relação ao público.
Disponibilizamos também neste blog o documento “Atendimento ao Público nos Museus”, de autoria da educadora do MCHA, Liz Renata Lima Dias, contendo informações valiosas para o aperfeiçoamento da recepção nos museus em geral.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MOSTRA ITINERANTE “MUSEU E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL” PERCORRE ESCOLAS DE ALCÂNTARA


Educadora do MCHA e aluna vencedora do concurso de redação sobre o Lixo
Alunos do IFMA explicando sobre o lixo para crianças do jardim de infância

Encerra na quinta-feira, dia 14 de junho, a mostra itinerante “Museu e Consciência Ambiental” que está percorrendo as escolas da sede de Alcântara para abordar a problemática do Lixo. Esta ação educativa desenvolvida pelo MCHA em parceria com o 3º período do curso de gestão e turismo do IFMA Campus Alcântara reúne uma exposição fotográfica sobre o lixo no município, cartazes informativos com enfoque na História do Lixo, no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, no impacto do turismo em relação ao lixo e vice-versa, além da exibição de materiais reciclados e de vídeos educativos sobre o tema.
A ação vem sendo coordenada pela educadora do museu Liz Renata Dias e pela professora do IFMA Karoliny Diniz. Já os acadêmicos do IFMA conduzem a maior parte das explanações sobre o tema. A mostra foi aberta no dia 04 de junho no pátio da escola municipal Inácio de Viveiros Raposo, atingindo alunos do ensino fundamental menor e maior. No dia 08 de junho foi a vez do Centro Estadual de Ensino Dr. João Leitão receber a mostra, cujo público era formado por estudantes do ensino médio. Nesta escola ocorreu também a premiação da melhor redação sobre “O Lixo em Alcântara”, recebida pela estudante Jacione do 3º ano B.
Nesta semana, a mostra percorreu o jardim de Infância, no dia 12 de junho, estendendo o alcance também para os pais dos alunos. O encerramento será no dia 14 na escola estadual Presidente John Kennedy. Esta mostra itinerante, cuja proposta é sensibilizar a população de Alcântara, em especial o corpo escolar, para a preservação do meio ambiente coincide com a mobilização nacional para a conferência Rio+20 que também ocorre neste mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.
Mostra Itinerante na escola Dr. João Leitão

Mostra Itinerante no Inácio de Viveiros Raposo

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Museu Anfitrião recebe alunos do 5º ano


Ontem, dia 04 de junho, o Museu Casa Histórica de Alcântara esteve presente no colégio municipal Inácio de Viveiros Raposo desenvolvendo a ação educativa de aproximar o corpo estudantil de Alcântara com os museus, enquanto espaço de educação informal. Em parceria com o professor Roberval, a atividade foi direcionada para os alunos do 5º ano A e dividida em dois momentos. Primeiramente a educadora conduziu uma palestra em sala de aula sobre o universo dos museus, destacando origem, definição, tipologias, espaços e profissionais que atuam nessas instituições. Posteriormente o grupo foi convidado a visitar o Museu Casa Histórica de Alcântara e perceber na prática todo o universo do museu. Dessa forma, foram apresentados os espaços da instituição, destacando a exposição temporária disponível no auditório, como também alguns profissionais que atuam nos museus e particularidades do trabalho com acervos museológicos. A visita foi finalizada com um momento de descontração através dos jogos educativos que integram o baú do conhecimento – projeto direcionado para alunos do ensino infantil e fundamental menor.